AUTORES CONVIDADOS DE HONRA

 


Carlos Cardoso – São Tomé e Príncipe

Nasceu em Água Bôbô, em São Tomé, em 2/10/74. Em 1997, mudou-se para Portugal, onde trabalhou até 2002, tendo depois emigrado para os Países Baixos. É técnico de manutenção de máquinas e operador de processos de produções industriais, mas considera-se um homem de mil ofícios. É apresentador de eventos culturais, tendo estado em palcos como "De Doelen" e "Schouwburgplein". É declamador de poesias, compositor e possui formação de orador inspirador. Foi locutor na antiga Rádio Voz de Cabo Verde e na Rádio Kaapverdiaanse Omroep Zaanstad, onde desempenhou também funções de técnico de som e membro da direção. É colaborador da Rádio Somos Todos Primos e coordenador do projeto "Música & Poesia em Harmonia". É autor de três livros de poesia, Poesia para todos (2015), Somos Todos Primos – Um diálogo de emoções (2016), com Alda Batista, e Rota Poética Ao Sul – São Tomé e Príncipe (2021), com João Furtado.

 Contato: kadu356@gmail.com  



Marta Santos - Angola 

Natural de Luanda-Angola, a escritora Marta Santos recorda o papel determinante que o pai teve no seu gosto pela leitura. ¨Ele a incentivou a fazer sempre muitas redações e nunca mais ela parou de escrever.” Considera que ser escritora é ver o mundo com olhos especiais, espelhar no papel o que está guardado na alma. Tem sete livros editados entre Angola e Portugal e participação em oito antologias. É membro da União de Escritores Angolanos, Membro da Academia de Artes e Letras Luso-Suíça, Membro da Academias de Artes e Letras de Portugal, Membro do Jornal Sem Fronteira pelo Mundo (Brasil), Membro da União dos Poetas Portugueses, Membro do Globos de Ouro de Angola na área da literatura, jurista e guionista. Foi secretária para área da Cultura da União dos Escritores Angolanos.

Contato mmm_silva_santos@hotmail.com 

 


Lagartixa Okonhoko Npasmadu - Guiné-Bissau

André Luís Mendes, vulgo Lagartixa Okonhoko Npasmadu, nasceu a 12 de novembro de 1980, em Nghala Progresso, algures em Bissau, capital da Guiné-Bissau, onde frequentou o ensino primário e secundário. Cursou Literatura Brasileira pelo Centro dos Estudos Brasileiros em Bissau e a iniciar o curso de Literatura e Culturas Lusófonas, pela Escola Normal Superior Tchico Té, também em Bissau. É parte do Movimento Cultural e Literário Djorsom Nobu, organização que o possibilitou integrar os volumes I e II da Antologia Poética de Jovens Guineenses Traços no Tempo. Publicou a sua primeira obra, intitulada No Compasso do Primeiro Passo, em 2010; coordenou, em 2013, a antologia poética para a paz na Guiné-Bissau, denominada Recados de Paz; em 2014, publicou A Última Missanga do Meu Colar e, em 2020, publicou a Nação AFÉTÉRÉ.

Contato: 1 - nhanomi6@gmail.com 

                2 - lagartixanpasmadu.com

 


Sem comentários:

Enviar um comentário

REDE SEM FRONTEIRAS PRESENTE, MAIS UMA VEZ, NA MAIS IMPORTANTE FEIRA LITERÁRIA LUSÓFONA DO MUNDO, NA MAIOR EDIÇÃO DE TODOS OS TEMPOS!

Entre 25 de agosto e 11 de setembro, passaram pelo Parque Eduardo VII o total de 772 mil visitantes, na maior edição da Feira do Livro de ...